Estratégias de apropriação do espaço
On quarta-feira, 20 de março de 2013
by
brenda freitas
Parkour: tem como objetivo a movimentação de um ponto a outro no menor tempo possível, superando obstáculos por meio da exploração das habilidades do corpo humano, utilizando-se de técnicas como saltos, rolamentos e escaladas. Pode ser praticado em áreas rurais ou urbanas. Os praticantes do Parkour (conhecidos como traceur, no caso dos homens, e traceuses, no caso das mulheres) se movimentam como se estivessem em uma situação de emergência, de maneira que a energia e o espaço percorrido sejam os menores possíveis. "O Parkour não é ciência, nem é arte. O Parkour é uma essência."
Flaneur: nome dado ao indivíduo que caminha pelas ruas atento a cada detalhe, sem se inserir na paisagem, a fim de captar as características do cenário urbano. Segundo a definição do jornalista e cronista João do Rio: “Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da população, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino. É vagabundagem? Talvez. Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e contemplar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. É ter a distinção de perambular com inteligência”.
Flash mob: é uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
Deriva: visa reconhecer ou redescobrir a cidade desconstruindo as formas culturais tradicionais e impregnadas de pré-concepções, se utilizando de um caminhar sem direção ou rumo pré-definido. Uma ou várias pessoas que se dediquem à deriva estão rejeitando, por um período mais ou menos longo, os motivos de se deslocar e agir que costumam ter com os amigos, no trabalho e no lazer, para entregar-se às solicitações do terreno e das pessoas que venham a encontrar.
Performance: a performance é uma forma de arte, que combina elementos de diversos ramos, como o teatro e a música. Um de seus objetivos é produzir artísticamente tomando como referência as coisas do mundo, a natureza, e a realidade urbana. As performances cada vez utilizam de uma maior diversidade de elementos, como pintura, escultura, literatura, dança, e assim, desafia o próprio conceito sobre arte. Umas das principais preocupações da performance é são as relações entre arte e vida cotidiana, e o rompimento das barreiras entre aquilo que é considerado arte, e o que é considerado não-arte.
Nenhum comentário